Vivemos uma época onde o mercado está cada vez mais competitivo, por isso é fundamental estabelecer um bom posicionamento de marca.
Trata-se do lugar que a empresa quer ocupar nos coração e mente do seu público-alvo. Ou seja: posicionar uma marca é ocupar uma posição diferenciada na cabeça das pessoas. Se a empresa não oferece algo de diferente, os consumidores não veem razão deixar de buscar a concorrência. No entanto, é importante destacar que posicionamento de marca não é um ato, mas sim um processo contínuo que precisa de planejamento e ações bem executadas.
“Posicionamento de marca é a ação de projetar a oferta e a imagem da empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do público-alvo. O objetivo é posicionar a marca na mente dos consumidores a fim de maximizar a vantagem potencial da empresa.”
(Phillip Kotler)
A criação das estratégias de Marketing corretas é fruto da criação de um posicionamento de marca eficaz. Este posicionamento ajuda a orientar a estratégia de marketing ao esclarecer a essência da marca e identificar os objetivos que a marca ajuda o consumidor a alcançar.
O resultado de um posicionamento de marca bem-sucedido é a criação de uma proposição de valor focada no cliente. Isto é, um motivo convincente pelo qual o mercado-alvo deve comprar determinado produto ou serviço. As empresas devem, portanto, identificar suas estruturas competitivas da maneira mais vantajosa possível.
O posicionamento de marca exige que a Empresa defina e comunique as semelhanças e diferenças entre sua marca e a de seus concorrentes.
Para isso, é preciso que você:
Após possuir um posicionamento de marca bem definido e criar estratégias de diferenciação com base no seu diferencial você conseguirá obter a vantagem competitiva esperada e sair na frente dos seus concorrentes.
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