Já está mais do que comprovado que a tecnologia mudou a forma das pessoas interagirem e se comunicarem, tanto com outras pessoas, como também com empresas e com a sociedade como um todo. Quem poderia imaginar a possibilidade de ter contato instantâneo com fatos que acontecem ao redor do mundo, e que poderíamos estar o tempo todo conectados e sob influência de diversos conteúdos?
Hoje dispomos de ferramentas de comunicação que nos permitem estar em qualquer lugar, sem ao menos sair de casa. A tecnologia avançou tanto, que nos permite de estar em contato com pessoas queridas o tempo todo, sendo a distância física apenas um detalhe.
Essas mudanças impactam a sociedade e alteram o comportamento, os hábitos e costumes das pessoas. Diante disso, as empresas se depararam com a necessidade de reestruturar todo o seu posicionamento e plano de comunicação, para se adequar ao consumidor da era digital. Por isso, é extremamente importante entender o papel das redes sociais para o marketing digital.
Confundir os significados desses termos é algo muito comum, inclusive, não é difícil encontrar pessoas que não sabem que existe diferença entre eles.
Vamos do começo, primeiro precisamos compreender que as mídias sociais englobam todos os canais que permitem o compartilhamento em massa de conteúdo e transmissão de informações de maneira descentralizada. Já as redes sociais são canais que facilitam as conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham dos mesmos valores ou interesses, interagindo entre si.
Vejamos uma breve definição de cada uma delas:
Mídias sociais: canais que permitem o compartilhamento de conteúdo, ideias, conexão e interação entre as pessoas. Seu foco é o compartilhamento de informações.
Redes sociais: refere-se apenas à canais com foco em relacionamento e relações entre pessoas que possuem características em comum. Sua principal função é conectar pessoas dentro do mundo virtual.
Dessa forma, podemos entender que ambas funcionam como plataformas que possibilitam a manutenção das nossas redes de relacionamento, mas as redes sociais têm esse como sua principal característica, enquanto mídias sociais são plataformas que tem como sua principal função o compartilhamento em massa de conteúdo e transmissão de informações, como blogs, sites e até mesmo o YouTube.
Então, podemos afirmar que as redes sociais são uma categoria dentro das mídias sociais. São espaços virtuais onde as pessoas podem interagir com pessoas que conhecem, e ao mesmo tempo, também usam a ferramenta para produção e divulgação de conteúdo.
É simples, atualmente mais de 3,8 bilhões de pessoas em todo o mundo estão conectadas ao mundo virtual, e as redes sociais são hoje uma excelente forma de se manter conectado com o consumidor e conseguir atingi-lo de forma eficaz.
Aproximar-se do consumidor e criar laços de relacionamento são uma tendência no marketing digital moderno, e as redes sociais tornaram-se o canal ideal para criação desses pontos de contato.
Mas essa tendência nos coloca diante de novos desafios, uma vez que o marketing em redes sociais é bem diferente das outras formas de marketing on-line e off-line que as marcas estavam acostumadas a trabalhar. A divulgação em mídias sociais segue uma dinâmica própria, mais sutil e estruturada do que as já conhecidas.
Por isso, torna-se essencial que as empresas tomem conhecimento dessa diferença e se adaptem a essa nova realidade, sendo possível utilizar o marketing nas redes sociais da maneira correta e trazendo resultados reais em termos de conversões ou exposição da marca.